domingo, 25 de setembro de 2011

Danças com raposas

Numa visita de médico às abelhas, ao fim da tarde!
Basta estarmos a 1m das colmeias e respirar, para as abelhas darem conta da nossa presença, imagino no caso desta raposa que passou mesmo pela entrada de várias colmeias, com o seu cheiro forte...




Não deixo de achar estranho tanto à-vontade por parte do animal... 
Mas enfim, antes no apiário que no galinheiro.
 

5 comentários:

  1. Mais uma consequência da crise!
    As raposas, sem comida nos locais mais isolados, procuram-na junto das zonas habitadas.
    Conheço aldeias em que as raposas fazem, como os cães, a volta dos caixotes do lixo, em busca de alimento. O abandono das terras ,associado à pneumonia hemorrágica dos coelhos, levou a uma quebra dramática das fontes de alimento das raposas. Também a ausência de procura das suas peles, ao contrário do que acontecia há cerca de vinte ou trinta anos atrás, levou a uma redução das suas capturas, em armadilhas pelos pastores (ainda há pastores?).
    Há pouco tempo vi uma reportagem televisiva em que uma raposa, num local do país que já não recordo, era alimentada à mão pelos habitantes locais.
    No Inverno passado, recolhi uma jovem raposa que encontrei pelas dez horas da noite na berma da estrada que liga Penha Garcia a Medelim (cá , na Beira Baixa, não na Colômbia como estão a pensar) que tinha sido atropelada. Apesar de todos os esforços morreu cerca de uma hora depois, com grande pena minha e da minha esposa.
    São animais espertos e inteligentes mas terrívelmente distraídos.
    Essa provavelmente estaria contra o vento e não se apercebeu que estava alguém nas imediações.
    Um abraço.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  2. Também vi essa reportagem!
    Esta raposa passou pelas colmeias e só depois reparou em nós a uma distância de cerca de 15 metros. O que me admira é que mesmo depois de nos saber ali, não desatou a fugir, e ainda esteve por ali um bocadinho, tirando até tempo para coçar, como se vê no video.
    Mas já não é a primeira vez que a vejo, e com um comportamento parecido, o que não me parece nada bom para o seu próprio bem...

    ResponderEliminar
  3. Até parece gordinha comparada com as que tenho visto.
    E por sinal já vi uma junto ao apiário.
    Pelo que vejo a população de raposas e javalis estará a aumentar. Não ouço relatos de lobos. Já não existirão em Portugal?

    ResponderEliminar
  4. Se tivermos o fato e mascara vestidos, a maioria dos animais ficam a uma certa distancia e não foge. Comigo já sucedeu o mesmo!

    ResponderEliminar
  5. Há uns tempos ouvi dizer que tinham visto um lobo, aqui perto, a ser verdade talvez sejam animais reintroduzidos no seu habitat, pelo menos pensei que já tivessem desaparecido destas paragens.
    Apesar de tudo, dos problemas que estes nos poderiam trazer, tenho muita pena de já não existirem cá Ursos!
    Penso que antigamente existiam a norte da peninsula, não? Não sei se em território português...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.