domingo, 28 de agosto de 2011

Da bolota ao frasco...


Vista do Vale






Algumas coisas que chamam à atenção, no Carvalho Negral, mas que eu não sei identificar.













Até estes nossos amigos gostam da Melada!
Ainda bem, sempre é menos uma abelha ou outra que vão comendo...








A noite!



O dia!




Botox!



Um mel tão escuro que nem o sol o atravessa!


Poucos alvéolos selados... no entanto não me parece que haja problemas
de excesso de humidade no mel, comparando com outros meis e outras crestas
este até me parece mais "rijo"!





Negro como a noite!




Sabor muito agradável, bastante diferente de tudo o que eu provei até agora!
Menos doce que o habitual... Não sei descrever.



Ainda a côr, que foi o que mais surpreendeu, e comparando-o com um outro mel escuro/avermelhado, já de há uns anos, que andava perdido lá por casa.

Vai-me saber a pouco...
Pode ser que no proximo ano haja em mais quantidade, até porque a melada este ano pareceu-me muito irregular.


7 comentários:

  1. Viva! Bem vindo de regresso!
    Belas cores! Tanto desse mel escuro, como do outro avermelhado, que eventualmente será de...? ? . Têm ambos um aspecto delicioso.
    Em alguns anos, quando faço a cresta, aparecem-me em alguns favos, poucos, pequenas áreas de um mel côr de romã. Sempre me perguntei do que seria.
    O Carvalho Negral é uma bela árvore. De menor porte que o Roble, tem uma resistência notável embora com troncos mais "tortos". Talvez por isso a madeira quase só é usada para lenha, o que é pena.
    Parabéns pelo sucesso na obtenção da melada de carvalho.
    Óptimas fotografias. Aquelas excrescências encarnadas penso serem galhas ou bugalhos e são uma reacção da planta ao ataque de parasitas (ácaros ou insectos). Com o passar do tempo ficam castanhos.
    Um abraço.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  2. Bugalhos!!
    Acho que é isso, esqueço-me sempre deste nome!
    O mel vermelho é de 2005, de antes de eu me dedicar às lides apícolas, não faço ideia de que será...

    ResponderEliminar
  3. Bogalhos (Bugalhos), ou criptocecídeas, creio ser esse o termo mais técnico.
    Suponho não serem mais do que uma resposta "imunológica" da árvore à picada e à colocação do ovo de determinados insectos.
    Se os quebrarem, quando estiverem secos, vão encontrar vestígios da eclosão dos insectos.
    Dantes eram usados como berlindes pela rapaziada do campo... bons tempos, mas ainda foram anteriores aos meus.

    E essa melada, tem um aspecto que até dá água na boca. É um mel fabuloso, "o mel por excelência" segundo o meu amigo Eng Barbado.

    É uma pena o apicultor não poder prever, programar e gerir a produção de melada como o faz com outros méis. Tal aleatoriedade faz com que seja muito dificil fidelizar os consumidores.

    ...eu gosto!!!

    Pifano

    ResponderEliminar
  4. As minhas saudações apícolas!
    Estive esta semana de férias :>))) em Penamacor e estive de olho nos carvalhos que são muito abundantes na região - Carvalho Negral, quase uma infestante.
    A melada estava lá, em quantidades industriais, exsudando principalmente entre as bolotas e as cúpulas, mas também de cúpulas vazias e também dos rebentos, a qualquer hora do dia. Tinha de facto um sabor adocicado e talvez por o tempo estar muito quente e seco, estava muito pastosa.
    Curiosamente não vi os mais ténues indícios de piolhos ou pulgões!
    Mas...
    Nem sombra de abelhas.
    E as colmeias estavam mesmo ali ao lado.
    Seria por a exsudação estar já muito espessa e não a aproveitarem neste estado? Não sei. Como já disse , não percebo de meladas, mas fez-me confusão. Quase todos os dias e a horas diversas fui passando pelos carvalhos para verificar isto e todos os dias a mesma coisa - nada de abelhas! E as colmeias ali perto estavam a trabalhar muito bem, com frequentes entradas de pólen.
    Será que estas exsudações que pensamos serem a melada, não o são de facto? (Nada de pulgões)
    Ou teriam as abelhas outra fonte de néctar mais apetecível? (Duvido. Estava tudo tão seco).
    Pelo menos confirmei o que já sabia - não percebo nada de meladas!
    Um abraço.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Sim, eu penso que este tipo de melada não tem muito a ver com os afídeos...

    Em relação às abelhas o que me pareceu foi que não se vêem tantas nos carvalhos à hora de maior calor, mas durante as horas mais frescas aqui fazem um zumbido danado, mesmo até ao anoitecer.
    Também conheço sitios onde há melada mas não há abelhas a ela, mesmo com elas lá perto, a explicação que encontro é que as abelhas terão outras fontes de néctar que preferem, o mel nesse sitio, nessa altura, também é escuro mas não é igual ao da melada. Isto porventura torna mais dificil a obtenção deste mel nesses sitios...
    Neste momento aqui já não há melada praticamente nenhuma, pelo menos não tenho visto, há sim, varroas e vespões...
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Pensando bem, parece-me que as abelhas preferem as bolotas apenas humidas de melada, e não se costumam ver nas bolotas onde a melada já escorre.
    Mas o facto de não haverem abelhas também pode ter a ver com aqueles factores de que já falamos de humidade e temperatura...

    ResponderEliminar
  7. Companheiro agradeço a sua disponibilidade.
    Entretanto enchi-me de coragem
    pensei e revi assuntos do passado e
    do presente e recomecei a aventura.
    Caso concorde junto a minha
    experiência de 1 ano publicada no
    meu despretensioso blog.
    eis o endereço do meu blog:
    http://apiculturaxxl.blogspot.com/
    Um abraço
    Dinis Pereira

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.