terça-feira, 7 de setembro de 2010

O Dente de leão


Chamam dente-de-leão a várias plantas do género Taraxacum, a que aparece nas fotos eu não sei bem que espécie será mas é a que se oferece às abelhas que andam por aqui, e elas não se armam em esquisitas.
Já ouvi algumas vezes falar de mel de dente-de-leão mas não sei se será esta a espécie que renderá mais para que as abelhas façam o mel, ou pelo menos não será nesta altura! Mas é sempre por esta altura que vejo esta planta a dominar um pouco por todo lado os campos incultos, onde antes foi cortado o feno para os animais. Suspeito que ele dará flor também no inicio da primavera mas nunca tive oportunidade de confirmar isso.

Tenho uma vaga ideia de um jogo que fazíamos quando éramos miúdos que começava pela pergunta: "O teu pai é careca?", e depois soprávamos na bola de sementes que esta planta dá e elas espalhavam-se pelo ar! Mas já não me lembro bem de como era esta brincadeira.




Neste campo de dente-de-leão as plantas que se vêm mais à frente, uns tufos verdes na paisagem seca, são as Marcavalas, planta da qual as abelhas fazem grande parte do meu mel, meu e delas, para ser mais correcto! Nesta altura o terreno já foi limpo há uns tempos o que facilitou o seu renascimento e também o nascimento do dente-de-leão.



Não estranhem se ao observarem a paisagem depararem com um campo de pequenos tufos brancos como na foto anterior, e nenhuma flor amarela. Não quer dizer que a planta já não tenha flor, o que acontece é que o dente de leão abre e fecha a sua flor conforme um factor que eu ainda não percebi muito bem. Penso que será uma questão de mais ou menos luminosidade ou temperatura, que fará a planta abrir ou fechar a flor, ou alguma espécie de horário que a planta tem que cumprir.


Para além do dente-de-leão, no canto superior esquerdo desta foto pode se observar um Picanço, engenho que serve para retirar água dos poços e que nos foi cá deixado pelos Árabes há muitos anos atrás.
O que é engraçado é que ainda hoje é utilizado!
Só depois ao ver a foto é que me apercebi da sua presença, senão tinha-me esforçado por uma foto melhor.
Podem saber mais sobre o Picanço e outros Engenhos em:
http://trajinha-sempre-no-coracao.blogspot.com/2010/08/antigos-engenhos-para-tirar-agua-dos.html .





Até agora ainda não encontrei planta onde seja mais difícil fotografar as abelhas do que esta! Mal apertava o botão já a abelha ia a longe, e acabava por ficar tudo desfocado! Não sei se isso nos diz algo sobre a quantidade de pólen da planta...
Já os outros insectos que encontrei eram muito mais fáceis de fotografar!



Esta abelha, se é que é uma abelha, é um pouco mais pequena que a abelha de mel, mas parece que as abelhas também não se medem aos palmos porque esta acaba por compensar o tamanho com bolas de pólen muito maiores em proporção, que as da abelha de mel.
O engraçado é que a cor do pólen também me parece um pouco diferente!!

Podem saber mais sobre o dente-de-leão em:
http://leitedaterra.blogspot.com/2009/03/super-erva-dente-de-leao-dente-de-leao.html


3 comentários:

  1. Olá Ricardo,

    Acho o post fantástico!!!
    Em criança, na minha terra, também
    havia uma série de jogos com plantas e animais,
    que eu ando a coleccionar estoicamente,
    pois a "rapaziada" de agora já não resiste à PSP, Nintendo ou Wii, modernices...
    Parabéns pelo bom trabalho

    Pifano

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Realmente existiam muitas brincadeiras que envolviam as plantas.
    Lembro-me de uma outra planta que uma pessoa espetava na roupa e aquilo começava a enrolar-se...
    Hoje em dia a natureza é-nos mais alheia, em termos gerais!

    ResponderEliminar
  3. Tenho muita pena, mas a planta que mostra não é o dente-de-leão, mas sim outra do género "Crepis". Por isso todo o post está errado.
    Há várias plantas com flores amarelas que parecem dente-de-leão mas não são.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.