quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Crestando com Escapes de abelhas

"Assim enervas muito as abelhas" - disse-me muito sério um familiar que fui ajudar com a sua cresta, enquanto eu varria as abelhas dos primeiros quadros. Ora, eu até compreendo a sua preocupação, mas nem que eu lhes peça com jeitinho, elas não abandonam os quadros!
Sempre que posso eu também prefiro não "enervar" muito as abelhas, e talvez por isso tenha experimentado este ano pela primeira vez alguns modelos de Escapes de Abelhas.



Ainda me vi à rasca para arranjar mel para tanto Escape de abelhas mas lá consegui, mas pelo menos uma alça não tinha muitas abelhas! O primeiro utilizado foi o escape abelhas de 8 saídas que se encontra à venda nas lojas de material apícola e aparece à esquerda na foto anterior. Em relação ao que aparece à direita na mesma foto, que é o que referi no mês passado (http://abelhapreguicosa.blogspot.com/2010/07/faca-voce-mesmo-escape-de-abelhas.html), segui os conselhos dados nos comentários a essa mensagem, e o escape passou a ser de 8 saídas e a prancheta transparente foi substituída.
Para dar algum espaço às abelhas foram utilizados uns quadrados de 7cm de altura com a excepção de uma colmeia que tinha menos abelhas.
Os escapes foram colocados por volta das 18h e as alças retiradas pelas 9h do dia seguinte.




Não sei até que ponto esta segunda prancheta foi uma boa escolha visto que ainda tem cm e meio de espessura e também não sei se influencia alguma coisa o facto de ter tapado as junções das tábuas!

Esta era provavelmente a que tinha mais abelhas!



Outro escape de abelhas experimentado, desta vez um triangular ou "quebec", que para minha admiração funcionou muito bem!

De acordo com a página onde vi este ultimo modelo de escape, algures no site do David Cushman, os cds servirão para impedir que se formem cachos nas saídas mas não sei até que ponto serão mesmo necessários. De qualquer maneira podem servir para as abelhas se irem entertendo a ler os nomes dos jogos, distraindo-as de voltarem para as alças de mel!


Outro das páginas do David Cushman, desta vez de cones (Vladimir Shaparew), mas aqui não havia muitas abelhas.


Gosto muito deste tipo de saída pois se o escape de abelhas for colocado com ela perpendicular aos quadros, então ela abarca todos eles, e não é só no meio que as abelhas saem. Penso que há um modelo de escape de abelhas já bastante antigo (canadiano) cuja construção é parecida com a deste, com a excepção dos cones!

Em jeito de conclusão posso dizer que gostei muito de usar os escapes e acho-os uma boa maneira de "desabelhar" as alças.
Olhando ao numero de abelhas na alça antes de ser colocado o escape e aquando da cresta parece-me que o mais eficaz tenha sido o de 8 saídas que há nas lojas, ou então talvez o triangular, que também funcionou muito bem!
Notei que os escapes de cones não funcionaram tão bem e o que foi feito a partir da caixa de cds tinha ainda muitas abelhas, demasiadas para o objectivo que deve servir um escape de abelhas.
O problema dos cones dos tubos de silicone é que não são os mais apropriados, quanto a mim por serem muito compridos. Existem escapes de cones em que esses cones são feitos propositadamente para apicultura e esses talvez funcionem melhor.
Talvez usando cones de rede se possam obter melhores resultados.

Em cada colmeia, quando se retiraram as alças, a prancheta foi colocada a tapar, em cima do escapa abelhas, e um pormenor que reparei no escape de plástico de 8 saídas e provavelmente também acontecerá nos outros, é que quando fui devolver as alças um par de horas depois algumas abelhas algumas estavam entre o escape e a prancheta, ou seja, tinham encontrado o caminho e subiram. Isto leva-me a pensar que se tivesse marcado a cresta para mais tarde, talvez fosse encontrar mais abelhas nas alças!


Este ficou por experimentar!
Talvez para o ano...

4 comentários:

  1. Ricardo,

    O post está fantástico, acabaste por montar e experimentar uma série de equipamentos diferentes.
    Falando por mim, tive dificuldade em perceber como funcionam alguns dos escapa abelhas, talvez com os esquemas com que te ando a tentar há algum tempo a coisa se resolva.

    Achei muito curioso aquele que parece uma máquina de tortura medieval. E o último? é com disketes???

    abraço e parabéns pelo EXCELENTE trabalho!!!

    Pifano

    ResponderEliminar
  2. Hihihi, é juntar a tecnologia toda, muita dela arcaica, mas desde que seja funcional...
    Amigo Ricardo, já andava a um tempo à espera deste post, digo e repito, está mais completo do que previra, parabéns e um obrigado ;)

    abraço
    Ferradela

    ResponderEliminar
  3. Olá
    É o 1º comentário que faço e desde já os meus parabéns por todo o blog e pelo conteúdo de grande utilidade.
    Desculpe a minha falta de conhecimento, mas ainda não percebi para que serve o escape de abelhas?

    Um abraço
    Miguel

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Obrigado Miguel,
    o escape de abelhas serve para que as abelhas saiam por elas próprias das alças de onde o apicultor vai retirar o mel.
    Desta maneira, se a coisa correr bem, no dia seguinte o apicultor tem apenas o trabalho de carregar as alças, enquanto que sem a utilização de escape de abelhas essas alças estariam cheias de abelhas que ele teria de as sacudir de alguma maneira antes de poder levalas para o local de extracção do mel.

    Espero ter ajudado
    Ricardo

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.