quarta-feira, 7 de abril de 2010

Subir aos arames

Só ao rever as fotos que tinha tirado nesse dia é que reparei neste quadro onde me parece que a presença dos arames fez a rainha não pôr nesses alvéolos, em baixo notam-se quase como duas linhas sem criação mais ou menos onde é suposto passarem os arames :


A julgar pela colmeia de onde encontrei este quadro, não me parece que isto faça muita diferença às abelhas, já que o enxame é dos mais fortes que lá estão mas é claro que não será a situação ideal.
Num outro dia encontrei outro quadro onde isto era ainda mais evidente e assim e pude confirmar que os arames passavam nesses alvéolos.
Isto acontece porque ao incrustar a cera nos arames por vezes ela calha no meio do alvéolo e o arame fica ao descoberto:


Nos próximos quadros vou ter mais atenção ao incrustar a cera mas parece-me muito difícil evitar esta situação ainda por cima se se as folhas de cera que se utilizam forem muito finas!
Lembro-me de ver um video onde utilizavam fio de nylon para fixar a folha de cera mas pergunto-me se não irá dar ao mesmo!

Há sempre a hipótese, por vezes controversa, de não utilizar cera moldada, pelo menos nos ninhos, mas aí a porca torce o rabo.
Uma coisa é certa, introduzir um quadro vazio numa colmeia forte nesta altura só pode ter como resultado isto:

Um bonito quadro de criação mas exclusivamente de zangãos!

...e até aqui cheguei eu!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.