terça-feira, 13 de abril de 2010

Filme - Ulee's Gold

Ulee's Gold ou em português O Ouro de Ulisses (não sei como será a tradução oficial do titulo mas costumam ser bem interessantes) é um filme de 1997 que retrata de perto a vida de um apicultor americano que produz mel de Tupelo.
Foi nomeado para um Oscar e ganhou um globo de ouro e um prémio no Fantasporto 1998 entre outros.
A história é centrada no drama familiar deste homem, cujo filho está na prisão e a nora é toxicodependente, que se vê com a tarefa de educar sozinho as duas netas ao mesmo tempo que tenta juntar de novo a família e dar avanço ao trabalho com as abelhas.
O apicultor é interpretado por Peter Fonda que nas cenas em que contracena com as abelhas dá a sensação que já faz aquilo há muito tempo. Ele recebeu treino para o filme numa associação de apicultores da Florida (região onde se faz este tipo de mel) mas o seu à vontade talvez também se deva ao facto de o seu pai, o actor Henry Fonda, ter sido apicultor.
O Tupelo é uma árvore de pântano cujo mel está muito bem cotado e no filme, Ulysses Jackson tem vários apiários e pratica a transumância.

Os que trabalham com abelhas podem identificar-se com muitas das coisas que aparecem no filme (incluindo as dores nas costas), para quem não é apicultor é uma oportunidade de entender melhor este mundo mas não só, já que o filme não é exclusivamente sobre as abelhas!



Página IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0120402/

Por incrível que pareça descobri há pouco que está inteirinho no Youtube em 12 partes!!!
Embora a qualidade não seja a melhor:
http://www.youtube.com/watch?v=jvllJdwjJTE&feature=PlayList&p=4B8841F7A3283724&playnext_from=PL&index=1&playnext=2

1 comentário:

  1. Só pelo trailer já estou curioso de ver o filme todo. Obrigado Ricardo, nunca ouvi nada sobre este filme, uma agradável surpresa. Sérgio

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.